Médico em Casa

Aqui você encontra entrevistas médicas sobre saúde e bem-estar

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“Eu tive COVID-19”

Um relato pessoal de quem teve o vírus e foi internada por 8 dias. 

 

Variante Delta

Há pouco mais de um mês chegou ao Brasil uma variante do coronavírus chamada de Delta que é originária da Índia e está se espalhando pelo mundo. Ela transmite duas vezes mais rápido que outras cepas da COVID-19 e os sintomas são principalmente: dor de garganta, coriza e febre.

 Até o momento algumas pesquisas indicam que as vacinas conseguem proteger a população da Delta. É necessário tomar todas as doses conforme a indicação de cada marca.

Nesse momento é muito importante se vacinar, continuar usando máscara e lavando as mãos com frequência para impedir a disseminação dessa e de outras variantes da COVID-19, ainda estamos com um alto índice de internações nos hospitais e mortes no Brasil.

 

Vacinas e eficácia

  • Covaxin (Indiana)81% de eficiência: vírus inativado;
  • Coronavac (Brasileira/Chinesa) – 50,38% de eficiência: vírus inativado;
  • Sinopharm (Chinesa) – 74,9 de eficiência: vírus inativado;
  • AstraZeneca ( Britânica) – 70% de eficiência: vírus atenuado;
  • Sputnik V (Russa) – 91,4% de eficiência: vírus atenuado;
  • Moderna (Norte-Americana): 94,1% de eficiência: RNA mensageiro;
  • Pfizer ( Norte-Americana) – 95% de eficiência: RNA mensageiro;
  • Janssen ( Belga/Norte-Americana) – 95% de eficiência: adenovírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprova as vacinas a partir de 50% de imunização.

As vacinas Moderna e Pfizer requerem o armazenamento em baixa temperatura.

 

Boa Saúde

Em algumas entrevistas aqui no portal, os médicos foram unânimes ao falar sobre como ter boa saúde. São três dicas simples que devemos pôr em prática no dia a dia:

  • Sono – as crianças precisam dormir 10 horas por noite e adultos 08 horas;
  • Alimentação – todos devem comer alimentos saudáveis e beber água para hidratar-se;
  • Exercício – as crianças com mais de 04 anos precisam fazer atividades físicas por 60 minutos todos os dias, os adultos, no mínimo, 150 minutos por semana.

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