Médico em Casa

Entrevista com o  Preparador Físico

Ricardo Arap

-  Formado em Educação física pela Organização Santa-Mariense de Educação e Cultura - OSEC - UNISA. 

- Fundou há 27 anos a Ricardo Arap Consultoria Esportiva - Race.

 

Silmara Biazoto

Andar de bicicleta permite apreciar a natureza e cuidar da saúde ao mesmo tempo, um exercício físico que melhora a qualidade de vida.

Eu treino há um ano aqui na ciclovia da Marginal Pinheiros, em São Paulo, e vou mostrar um pouco do percurso para você.

 

Portal Médico em Casa - Quais partes do corpo a bike estimula mais?

Ricardo Arap – A bike é excelente, assim como a natação, para trabalhar toda a musculatura respiratória intercostal e também a externa, além dos pulmões que são elásticos e o diafragma através da contração e expansão do abdômen.  Ela também estimula os músculos primários, como quadríceps e glúteos, trabalhando a interação do corpo todo porque tem o apoio da cintura escapular através dos braços, parte anterior do ombro, antebraços e o movimento dinâmico da pedalada.

O ciclismo é um esporte tão completo quanto a natação, principalmente para aqueles que utilizam a bicicleta como uma maneira de trabalhar a qualidade de vida e estender essa atividade pelo maior tempo possível.

 

Portal Médico em Casa - Ela ajuda na perda de peso?

 Ricardo Arap - O ciclismo, justamente por causa desses dois apoios, selim (banco da bicicleta) e guidom, propicia que se estenda o tempo na bicicleta buscando qualidade de vida e propiciando locomoção. Com isso, quanto maior o gasto calórico maior a perda de peso.

 

Portal Médico em Casa - Se o ciclista não é um atleta, qual a quilometragem ideal para manter por semana?

Ricardo Arap - Pela experiência que a gente tem trabalhando com atividade física e treinamento, consideramos um bom trabalho de atividade física semanal pedalar entre três e cinco vezes por semana.

O corpo humano tem uma tendência a ficar preguiçoso após os 30 anos, então se ele tiver um estímulo a cada 38 horas tira-se essa situação desconfortável que o corpo tem e mantém o metabolismo funcionando.

Não falamos em quilometragem ideal por semana para pedalar, mas em intervalo de tempo.

 

Portal Médico em Casa - Com quais bicicleta e equipamentos uma pessoa deve pedalar?

Ricardo Arap - O fato é que o público andando de bicicleta cresceu muito, inclusive as ebikes que são as bicicletas elétricas. Essa tendência veio a provocar uma transformação na vida das pessoas e os fabricantes de bicicletas têm uma demanda grande e estão tentando se adaptar.

Quando vamos falar em bicicleta primeiro vamos falar em investimento, não gasto. A bicicleta é investimento de locomoção porque o combustível está caro e como responsabilidade social em contribuir para o meio ambiente e como interação entre as pessoas.

Cada vez mais as cidades estão se preparando para mobilidade através da bicicleta. Então, não se pode economizar em alguns itens importantes:

  •  O capacete não pode ser o mais barato, ele tem que ser o que tem mais tecnologia na necessidade para quando você sofrer uma queda;
  •  A luva não é estética, tem a ver com a proteção na queda. Quando o ciclista cai a primeira reação é apoiar as mãos no chão;
  •  A bicicleta tem que ter uma frenagem que possibilite efetivamente frear numa necessidade.

A bicicleta tem que ser funcional para você, é preciso entender para que vai utilizá-la. Se for para ir ao trabalho precisa ser voltada mais para o conforto do que para a performance.

O verbo investir é diretamente direcionado à questão da bicicleta e podemos trocar gastar por investir. Eu não conheço uma pessoa que tenha comprado uma bicicleta de maneira assertiva que não tenha encarado como investimento.

 

Portal Médico em Casa - Quando uma pessoa começa a pedalar faz amizades com outros ciclistas e combina treinos e passeios mais longos no fim de semana, é uma superatividade física combinada com lazer.

Quais as atividades que o ciclista começa a participar?

Ricardo Arap - Cada vez cresce mais o cicloturismo e com muitas opções.

Uma vez eu escrevi um texto para uma revista que eu utilizei uma brincadeira com o Facebook, falando do Facebike. A bicicleta é mais positiva que uma rede social porque ela só aproxima.

São vários os passeios que as pessoas fazem na região da cidade de São Paulo, tanto em terra com cascalho e em estradas como também nas autovias.

Cidades do interior, próximas a São Paulo, como o Circuito das Frutas, que fica em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba. No sentido Castelo Branco, têm Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu e Sorocaba. Enfim, é muito rico.

Tem ainda a Serra do Mar e o próprio litoral.

  

Portal Médico em Casa - Lugares inesquecíveis que conheceu pedalando?

 Ricardo Arap - O continente europeu parece que foi feito para conviver com a bicicleta, como Itália, Espanha, Holanda, Bélgica, França e até Alemanha, mas o lugar mais especial fica nos Estados Unidos, no sul de Utah, que se chama Monument Valley. Uma região de índios, onde os estados de Arizona, Novo México, Utah e Colorado se encontram e as rochas são rasgadas na horizontal, na cor ocre, e transmitem uma energia muito forte. Você imagina ali o fim ou início do mundo. Um lugar inesquecível que eu tive o privilégio de ir com meus filhos, com a minha família.

Anunciar é a melhor forma da sua marca ser lembrada.  Entre em contato conosco, clique aqui

Deixe um comentário

Fechar Menu