Rejuvenescimento
Entrevista com o Cirurgião Plástico Dr. Fernando Almeida Prado
CRM:70.729
– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
– Ex Presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica .
– Membro da ISAPS.
– STAFF do Serviço de Cirurgia Plástica Osvaldo Saldanha.
Silmara Biazoto
Portal Médico em Casa – As possibilidades de tratamento para o rejuvenescimento facial são bastante amplas, tudo depende do objetivo do paciente. Então vamos começar pelos tratamentos mais simples e depois passaremos para os procedimentos cirúrgicos.
O que pode ser feito para suavizar rugas de expressão?
Dr. Fernando Almeida Prado – Com relação aos procedimentos é impossível não falar da toxina botulínica. Se pegarmos, por exemplo, a testa, a toxina botulínica age sobre o nervo, relaxa a musculatura e o paciente ficará com menos rugas frontais. Também tem bom resultado nas rugas dos olhos, na região da glabela, que é aquela ruga da preocupação e no pescoço.
Há uma série de atividades para a toxina botulínica e ela tem caráter preventivo porque uma pessoa que mexe muito o rosto e vai formar aquela ruga de preocupação, vai conseguir com que se forme mais tarde ou que não se forme.
Portal Médico em Casa – Para o preenchimento, quais são as técnicas disponíveis?
Com relação ao preenchimento há duas boas indicações que são: o ácido hialurônico e a gordura.
Hoje em dia há uma gama enorme de ácido hialurônico no mercado, mais finos ou espessos para o preenchimento das rugas. Pode-se usar para preencher a ruga perto do olho, para o sulco nasogeniano, que é mais conhecido como bigode chinês, e também no zigoma, que é a maçã do rosto.
Lógico que não é possível pegar um rosto totalmente caído e levantá-lo, mas em situações sutis se consegue uma melhora grande.
A gordura também pode ser utilizada e é um capítulo interessante atualmente. Há trabalhos mostrando que a gordura não tem somente a função de preencher, mas também de melhora da qualidade da pele do rosto, podemos até falar em regeneração residual e com certeza dá para falar em fatores de crescimento.
Portal Médico em Casa – De onde se retira a gordura?
Dr. Fernando Almeida Prado – Pode-se retirar da barriga, pneus, parte posterior do braço e face interna do joelho. Onde houver gordura para tirar do paciente é possível usá-la.
Portal Médico em Casa – A gordura é retirada com uma agulha?
Dr. Fernando Almeida Prado – Com uma seringa, uma cânula e com anestesia local. Caso o procedimento seja maior, a gordura é retirada com outro tipo de anestesia, mas é muito rápido e simples.
Alguns profissionais centrifugam a gordura, mas no geral manipula-se o mínimo possível.
O interessante é que pode-se retirar a gordura e em seguida injetar em outro local do corpo.
Portal Médico em casa – Qual a durabilidade do ácido botulínico e desses preenchimentos com gordura?
Dr. Fernando Almeida Prado – Isso também acaba variando de pessoa para pessoa. O botox é de seis a oito meses, mas pode ser que com o passar das aplicações o tempo seja encurtado.
Tem preenchedores que agem melhorando o colágeno, com o passar do tempo, ele vai melhorando o colágeno da região e consequentemente a pele.
A indústria farmacêutica investiu muito nisso e pode-se dizer que tem bastante produtos interessantes.
Portal Médico em Casa – Quais são os riscos e como é feita a bichectomia, procedimento que consiste na diminuição das bochechas por meio da retirada das glândulas?
A bola de Bichat é um tecido gorduroso que nós temos no rosto e é um dos últimos depósitos gordurosos que a pessoa vai perder.
É uma gordura que fica mesmo que o paciente emagreça muito, então, ao se retirar a bola de Bichat, acaba-se tendo uma depressão nessa região da face.
Bichectomia é interessante e deve ser feito quando tem indicação, normalmente em rostos mais largos no meio da face.
Com relação a complicações, toda cirurgia da face que aporta essa região passa próxima aos nervos da face, então há o risco de uma lesão nervosa, total ou parcial, mas tudo isso o paciente estando com um bom e bem orientado profissional, consegue fazer o procedimento com bastante segurança.
Portal Médico em Casa – Agora ao redor dos olhos: pálpebras caídas e bolsas na parte inferior dos olhos. Como são feitas essas cirurgias?
Dr. Fernando Almeida Prado – Quando se fala em cirurgia nas pálpebras, deve-se imaginar que vai tratar a pálpebra superior e também pode cuidar da inferior.
Na superior se resseca a pele e tira uma quantidade razoável de pele, obviamente dependendo do caso, e na inferior trata-se as bolsas de gordura e posiciona-se a pele, ressecando uma pequena quantidade.
A blefaroplastia tem a propriedade de descansar o rosto. Quando se opera as pálpebras, tira-se o peso do olhar, o paciente fica com um olhar mais descansado, mais ativo.
É uma cirurgia que interfere bastante na comunicação do olhar, não só as mulheres como os homens também têm procurado a cirurgia para manter um aspecto mais ativo para o mercado de trabalho.
Portal Médico em Casa – É uma cirurgia simples?
Dr. Fernando Almeida Prado – Em medicina eu não gosto de dizer que nada é simples para não banalizar. Tem algumas coisas que acontecem no dia a dia que não são bacanas, o paciente deve sempre entrar no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para encontrar e exaurir o profissional com suas dúvidas para ter segurança de que está com um profissional adequado.
O que se pode dizer é que a cirurgia não é demorada, pode ser feita com anestesia geral ou local, a região fica bastante roxa e incha bastante, mas pouco tempo depois desincha e em uma semana, a pessoa pode retornar com óculos escuros ao mercado de trabalho.
Portal Médico em Casa – Lábios pequenos, quais as possibilidade para torná-los maiores?
Tem várias possibilidades, uma delas é a injeção de gordura, a outra o ácido hialurônico.
No meio de uma cirurgia do rosto, pode-se retirar um pouco de tecido interno e colocar no lábio superior, que é bastante interessante.
Há várias formas de aumentar o lábio de uma pessoa porque com o envelhecimento o lábio superior vai descendo e ficando menor. Esse aumento rejuvenesce, mas obviamente não exagerando.
A nossa recomendação é de produtos absorvíveis, jamais inabsorvíveis, pois podem deixar os lábios duros, além de poder provocar uma reação orgânica.
Portal Médico em Casa – E a papada, o que pode ser feito?
Dr. Fernando Almeida Prado – Quando a papada é pequena, até uma lipoaspiração pode resolver, mas quando é grande e envolve toda a queda dos tecidos do rosto, tem que se usar o corte do lifting próximo a orelha para puxar a região, além disso se faz um corte na altura do queixo no qual se trata a musculatura.
Portal Médico em Casa – Para a paciente que pretende envelhecer demonstrando menos idade o ideal é ir fazendo os procedimentos aos poucos?
Dr. Fernando Almeida Prado – Não dá para generalizar, cada pessoa tem características hereditárias que a levam a envelhecer mais precocemente ou mais tardiamente.
Pode-se começar com uma toxina botulínica, um preenchedor para algumas partes do rosto e depois ir para a cirurgia. Tudo isso é gradativo, o bom é não deixar para operar muito tarde, porque quando não se está muito caído se consegue um resultado melhor.
Há muitos anos as técnicas ainda não haviam evoluído e o lifting era muito de puxar a pele para o lado e hoje em dia, o lifting é muito mais vertical. Observou-se que a queda dos tecidos acompanha a gravidade, então, deve-se elevar.
No passado era comum as pessoas que faziam cirurgia plástica facial, terem os olhos amendoados e ia passando o tempo perdiam a costeleta. Tudo isso as caracterizavam como operadas.
Só que há muito tempo poucas pessoas faziam cirurgia plástica, então, era um sinal de status e de que tinham um poder aquisitivo.
Hoje em dia muitas pessoas fazem plástica e não querem aparentar, então, alguns detalhes são importantes: como o posicionamento da costeleta e ficar com o lóbulo da orelha solto. Tudo é importante em um cirurgia da face.
Anunciar é a melhor forma da sua marca ser lembrada. Entre em contato conosco, clique aqui.
RECEBA NOVIDADES NO SEU EMAIL
VEJA TODAS AS ÁREAS DO PORTAL
- Alergia e Imunologia
- Alimentação
- Atividade Física
- Cardiologia
- Cirurgia Plástica e Dermatologia
- Clínica Geral
- Covid-19
- Cuidados Médicos
- Endocrinologia
- Exames
- Fertilização
- Gastroenterologia
- Ginecologia
- Informações
- Medicamentos
- Neurologia
- Odontologia
- Oftalmologia
- Ortopedia
- Otorrinolaringologia
- Pediatria
- Pneumologia
- Prevenção de Doenças
- Psicologia e Psiquiatria
- Qualidade de Vida
- Terapia Alternativa
- Tratamentos Médicos
- Urologia e Nefrologia
- Vacinas