Quiropraxia
Entrevista com o quiropraxista
Paulo Sugimoto
ABQ: 0647
Silmara Biazoto
Portal Médico em Casa - A quiropraxia atua em quais partes do corpo humano?
Paulo Sugimoto - A quiropraxia vai atuar principalmente na coluna vertebral. Ao todo, são 24 vértebras na coluna. A atlas é a primeira vértebra logo abaixo da cabeça, temos 7 na parte cervical, 12 na torácica e mais 05 na lombar.
A medula espinhal, que é uma continuação do cérebro, passa dentro da coluna e é constituída por segmentos móveis que estão sujeitos a desalinhamentos e vão interferir na condução neural, então, o objetivo principal da quiropraxia é detectar estes desalinhamentos para ver a interferência entre o cérebro e as demais linhas do corpo.
Portal Médico em Casa - De quanto é este desalinhamento?
Paulo Sugimoto - Varia de 2 a 8 milímetros para a esquerda ou para a direita, com uma rotação anterior ou posterior de 01 até 05 graus.
Portal Médico em Casa - Quais as queixas mais frequentes das pessoas ao procurarem pelo quiropraxista?
Paulo Sugimoto - Dores na cervical, por exemplo, hérnia de disco com irradiação para o braço, dores lombares, dores ciáticas com irradiação para a perna e problemas articulares da coluna
Portal Médico em Casa - Qual a doença mais recorrente tratada pelo quiropraxista?
Paulo Sugimoto - O objetivo da quiropraxia não é tratar doenças e sim restabelecer o equilíbrio do corpo. O cérebro controla e coordena todas as funções do corpo, inclusive a musculatura postural, respiração, frequência cardíaca, pressão arterial e sistema imunológico. É importante ter este sistema funcionando na íntegra para a melhora da saúde e qualidade de vida.
A dor acaba melhorando como consequência de uma melhor postura, não se atua diretamente na dor, porém com a melhora da postura, isso se torna uma consequência.
Portal Médico em Casa - Quais os métodos de correção na quiropraxia?
Paulo Sugimoto - Na quiropraxia, nós temos diversos métodos de correção, basicamente os que vão focar na correção da coluna inteira e normalmente trata-se de um método manual ou técnicas que vão se especializar na primeira coluna cervical, que é o atlas.
Temos uma região neurológica do atlas que controla a musculatura postural, então, se o atlas estiver desalinhado, o paciente vai ter esta compensação no resto do corpo. Portanto, o tratamento acaba focando nesta parte do corpo e o resto é secundário.
A técnica mais comum chama-se diversificada, que é a técnica básica que recebe o quiropraxista formado na faculdade. Fora esta existe a técnica Gonstead, SOT (Sacro Accipital Technique Activator), que são técnicas diferentes para a subluxação vertebral.
Portal Médico em Casa - Qual a quantidade mínima de sessões?
Paulo Sugimoto - A primeira consulta é uma avaliação para detectar se há um desalinhamento. Então, temos testes e exames para isso.
Uma vez detectado no exame físico, o paciente faz uma tomografia em 3D e assim consigo visualizar o desalinhamento na imagem e a partir disso também são feitos os cálculos. As correções acontecem gradualmente.
Normalmente a primeira correção deve durar em torno de uma ou duas semanas, antes de desalinhar novamente. Conforme o paciente retorna e se faz as correções, o corpo tende a ir estabilizando e uma vez estável, o paciente consegue segurar este ajuste alguns meses ou alguns anos.
Pacientes diferentes estabilizam e seguram a correção melhor que outros. A intenção para todos é que se consiga segurar o maior tempo possível.
Alguns pacientes que tiveram lesão de ligamentos e de disco mais graves, normalmente precisam ser corrigidos com mais frequência, então, uma vez por mês ou a cada um mês e meio, eles vão precisar de uma correção independente dos cuidados que tomem.
Tenho um paciente que fez uma correção em 2012, neste final de semana eu fiz a checagem e ele ainda estava segurando a correção.Na verdade não tem um tempo exato para segurar o alinhamento.
A correção no Atlas Orthogonal, a técnica que utilizo, é feita com instrumento. Atlas Orthogonal é um instrumento que foi desenvolvido por um quiropraxista chamado Roy Suete, no ano de 1970, que representa o ajuste manual usando ângulos e vetores mais específicos.
Ao invés de fazer a correção utilizando a manipulação ou torção do pescoço, utiliza-se este aparelho, responsável por enviar uma percussão mecânica que o paciente nem sente de tão leve que é o impulso.
Portal Médico em Casa - Por que a especialização nesta vértebra chamada atlas?
Paulo Sugimoto - Foi um caso familiar, a minha mãe estava com indicação cirúrgica, tomando morfina e outras técnicas que ela tinha tentado não estavam resolvendo o problema.
Depois que ela corrigiu o atlas, percebemos que a cirurgia não seria necessária. Isso me mostrou que essa é uma região importante no corpo e que precisa ser corrigida, caso contrário vamos ter estes defeitos secundários pelo corpo.
Portal Médico em Casa - A especialidade é reconhecida na área da saúde no Brasil?
Paulo Sugimoto - A quiropraxia está em fase de regulamentação no Brasil. A intenção é que ela seja uma profissão como é nos Estados Unidos, na Austrália e no Canadá, que são da área da saúde independente da medicina.
Anunciar é a melhor forma da sua marca ser lembrada. Entre em contato conosco, clique aqui.
RECEBA NOVIDADES NO SEU EMAIL
VEJA TODAS AS ÁREAS DO PORTAL
- Alergia e Imunologia
- Alimentação
- Atividade Física
- Cardiologia
- Cirurgia Plástica e Dermatologia
- Clínica Geral
- Covid-19
- Cuidados Médicos
- Endocrinologia
- Exames
- Fertilização
- Gastroenterologia
- Ginecologia
- Informações
- Medicamentos
- Neurologia
- Odontologia
- Oftalmologia
- Ortopedia
- Otorrinolaringologia
- Pediatria
- Pneumologia
- Prevenção de Doenças
- Psicologia e Psiquiatria
- Qualidade de Vida
- Terapia Alternativa
- Tratamentos Médicos
- Urologia e Nefrologia
- Vacinas